BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

FRANCISCO FERNANDES PRAXEDES - PROFESSOR CHIQUITO

 FONTE - BLOG RN UMARIZAL
Biografia de Francisco Fernandes Praxedes. (Prof.Chiquito), Poeta e Educador, a quem não devemos esquecer mais um Umarizalense de suma importância, a quem nos deixa saudades e que deve ser lembrado, todos os dias.

Francisco Fernandes Praxedes conhecido popularmente como Prof. Chiquito, nasceu aos 20 de maio de 1956, na cidade de Umarizal/RN, como ele próprio descreve em seu livro: A cultura nordestina chega ao terceiro milênio: "3 dias em trabalho de parto, quase ao amanhecer do dia 20, misturando-se nos gritos de dores, com os gorjeios dos passarinhos, vinha o mundo o menino Francisco Fernandes Praxedes, assistido pelas mãos cuidadosas e carinhosas da velha parteira "curiosa", Mãe Dina, da Cidade de Umariza/RN.

Depois, tendo como padrinhos os seus avós maternos: Francisco Ricarte de Sales e Maria da Luz Praxedes, batizado ocorrido na Igreja Matriz da Cidade de Umarizal."O menino Chiquito passou sua infância, no sitio de propriedade de seus Pais: Hermano Fernandes Pimenta e Teresinha Praxedes Pimenta, denominado de "Poço Redondo" pois a casa grande, sede da fazenda ficava nas margens do "Rio Umarí", que por sinal, seu leito, estrategicamente, circundava a propriedade, dando a impressão de quem vislumbrasse, rapidamente a vista teria a impressão nitida, que estaria no meio de um " Poço". Dai a origem do nome. Teve como seu primeiro professor, o afamado mestre "seu porfirinho", como era popularmente conhecido, estudando até a terceira série primária, na Escola Isolada "Cacimba do Meio" .

Em 1972, veio estudar em Umarizal, na casa dos seus avós maternos, tendo concluído o segundo grau no ano de1980. fez vestibular no atual Campus Avançado de Patú/RN, sendo aprovado no curso de Ciências, Habilitação em Matemática, sendo a primeira turma da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (Antiga FURRN e atual UERN), naquela cidade com mais dois cursos a funcionar, em áreas diferentes.

Aos 30 dias do mês de Janeiro de 1979, falecia seu pai, aos 81 anos de idade, deixando sua mãe viúva e mais nove irmãos, onde ele como filho mais velho, assumia a responsabilidade de dono de casa, e a tutela de sete irmãos menores, na época. Aos 3 de março de 1984, casou-se com Abigail Viana Neta, sua prima legítima, filha de Nilson Praxedes de Sales e Maria de Lourdes Sales, passando a morar em definitivo em Umarizal, e a trabalhar em Olho D' agua do Borges, no Colégio 20 de setembro dois anos e meio, no turno noturno. Aos 30 de maio de 1985, nascia sua primeira filha Ana Carolina Fernandes, e após 11 meses nascia sua segunda filha Amanda Charlene Fernandes.

Em 1987, pediu transferência para sua cidade, vindo lecionar na Escola Estadual 11 de Agosto, onde desde de 27/08/89, esteve na direção da referida escola até 24/02/95, assumiu a cadeira de Química - sendo professor titular. Exímio Poeta de cordel, publicou vários folhetos sobre diversos assuntos: seus versos elaborados e de linguagem rebuscada, falavam desde o avanço tecnológico ao submundo das drogas, dos problemas enfretados pela educação(já que era educador), aos anseios e dissabores, glorias e o laser singelo do homem simples do sertão, acostumado a caçar pebas e tatús, em meio a ferocidade inóspita da caatiga, mas suavisados pelo gosto acre de aguardente, e embalado pelos forrós pés de serra e cantorias de pé de parede. escreveu o livro " A cultura nordestina chega ao terceiro milênio" que contêm vários de seus poemas, apesar de não ter sido publicado.

Morre aos 27 de março de 2006 aos 50 anos, vitima de AVC e outras complicações cardíacas, sendo Maio, o mês em que nasceu e que faleceu.

Umarizalense de coração, que nos deixa saudades, mais que sempre será homenageado!
Abaixo segue um Cordel a que se faz homenagem aos professores, educadores de vossa Cidade.


Literatura de Cordel
Mote em decassílabos
Quem já é Professor, tem que Aprender, Prá ser Mestre, Precisa de estudar.
Autor: Chiquito Fernandes Praxedes

Estudando a Arte, Educação
Seus Princípios e tecnologias
Trabalhando na prática, as teorias
A história de nossa evolução
E fazendo, Especialização
Novo século, precisa-se de mudar
Descoberta do novo, observar
Toda on-line é bom compreender
Quem já é professor tem que aprender
Prá ser mestre, precisa-se de estudar!
I

E trazendo ao Distrito Federal
A Cultura do povo Potiguar
A Linguagem Cabocla, popular
Meu sertão encravado, Umarizal
Represento de modo especial
No Planalto Central, o meu lugar
O Nordeste, seu mofo de falar
A Cultura poética, enaltecer
Quem já é professor tem que aprender
Prá ser mestre, precisa-se de estudar!
II

Conhecer e fazer interação
Com pessoas de todo o meu Pais
Rio Grande do Sul, a S. Luis
De Manaus, sua participação
O Nordeste, com sua discussão
As Sudeste, precisa-se integrar
Centro-Oeste, o local de divulgar
Através de bons Fórus, debater
Quem já é professor tem que aprender
Prá ser mestre, precisa-se de estudar!
III

Nossa arte, que é desconhecida
Muitas vezes, por várias profissões
Teorias da mesma e discussões
Construindo um projeto para vida
Interdisciplinando essa medida
O coletivo, é dinâmico, orientar
O P1 é preciso organizar
Pra escola ter do saber
Quem já é professor tem que aprender
Prá ser mestre, precisa-se de estudar!
IV

Sou Poeta, formado em Matemática
Ensinando a mais, de vinte anos
Na Cadeira de Química, fiz meus planos
Transmitindo o melhor, pela Didática
Aprendi, pela teoria e prática
Elemento, Interdisciplinar
Hoje, escrevo folheto popular
Durante, meu lema, é escrever:
Quem já é professor tem que aprender
Prá ser mestre, precisa-se de estudar!
V

Nós fizemos, projeto interessante
Sobre a Ágya, o Planeta e sua vez
Destacamos, do líquido, a escassez
Desperdício, fator prepoderante
Solo fértil, com água, é abundante
Sem a mesma, não pode germinar
Precisamos de tê-la, e preservar
Antes mesmo, de desaparecer
Quem já é professor tem que aprender
Prá ser mestre, precisa-se de estudar!
VI

Umarizal/RN 17.01.06
Autor: Chiquito Fernandes Praxedes
Vamos todos ler e recordar, e também comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 30 BLOGS E MAIS DE 2 LINKS. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

LINKS

Minha lista de blogs